segunda-feira, 3 de agosto de 2009

...e ainda mais ideias.... =)

  • Melhorar os serviços de transportes urbanos de Viseu (sobretudo no que toca ao alargamento dos horáriosactualmente em vigor) - Exemplo: A linha de Torredeita-Boaldeia-Farminhão, ao fim de semana, tem apenas 2 autocarros durante a parte da manhã e ao Domingo, pura e simplesmente não há circulação de autocarro, urbano ou não urbano, algum. Quem não tem transporte próprio ou não conduz fica isolado e limitado.
  • Ainda relativamente aos transportes, e mais especificamente no âmbito propriamente urbano, para além dos mini-autocarros, seria interessante a criação de uma linha "Viseu-Cidade" em permanente circulação e que abrangesse toda a cidade, pois à medida que a cidade se vai alargando, já se justifica apanhar-se um autocarro para de ir de um extremo ao outro da cidade. Nem toda a gente conduz! Nem que seja por uma minoria!
  • Alargamento das acessibilidades relativamente ao uso da internet em todas as freguesias. Criação de espaços de consulta pública de internet, tantos para os mais jovens como para os menos jovens.
  • SENSIBILIZAÇÃO DOS VISEENSES PARA AS QUESTÕES CULTURAIS! (Os museus, monumentos e sítios não são "uma seca" se aprendermos a gostar e a ter orgulho das nossas raízes histórico-culturais.)
  • SINALIZAÇÃO TURÍSTICO-CULTURAL (PLACA INDICATIVA DE ROTA OU CIRCUITO) DE UM MUSEU QUE FOI CASA DE HABITAÇÃO DE UM ILUSTRE VISEENSE, CUJA CASA-MUSEU TEM O SEU NOME: ALMEIDA MOREIRA. (Fundador e primeiro director do Museu mais conhecido da cidade - Museu Grão Vasco). Sim! Ele existe mesmo (0 museu - MAM), em pleno funcionamento e está aberto ao público - Museu Municipal cuja entrada é gratuita! Visitem, vale apena!
  • Reforço da segurança em pontos de lazer e da prática de desporto da cidade e arredores (Fontelo, etc). Como cidade em notório crescimento surgem aqueles aspectos menos positivos associados às cidades em desenvolvimento e a insegurança instala-se.
  • Reforço da educação cívica com vista a alteração de hábitos saudáveis de convivência comunitária (sensibilização para a prática da reciclagem, formação no âmbito da sociologia do trabalho - importância do bom funcionamento dos recursos humanos de cada empresa, igualdade de oportunidades de trabalho entre os sexos, saber ser cidadão na condução, etc.)
  • Reforçar os laços entre encarregados de educação e escolas. Melhorar a comunicação aproximando as famílias às escolas. Quem fica a ganhar são os jovens estudantes!
  • TER ORGULHO EM SER VISEENSE (Essa questão da "província" nunca a entendi muito bem, confesso! O país não é todo ele dividido, em termos administrativos, em províncias? Exemplo da própria capital...Não é província também?) (Lénia Loureiro)
- CONTINUEM A ENVIAR AS VOSSAS IDEIAS ( jsdviseu@gmail.com ).PORQUE VISEU SOMOS TODOS NÓS! -


Página actualizada a cada ideia recebida. Última actualização: 03/Ago/09

Sem comentários:

Enviar um comentário