"«No ranking total de um estudo da DECO, o melhor lugar de uma cidade portuguesa foi para Viseu, que ficou em 17º, e o pior para Setúbal – que a par de Lisboa e Porto são as menos bem colocadas no país, no lugar 74º, precedida apenas por Nápoles e Palermo, em Itália.» [SOL]
É bom viver em Viseu. É efectivamente uma cidade "sem os sobressaltos" das grandes metrópoles e arejada. Pode andar-se na rua confortável sem grandes medos de ser roubado. Viseu tem espaços verdes. Dispõe ainda, de uma ecopista, o que representa uma preocupação, por parte da autarquia, na criação de espaços de lazer para a comunidade viseense.
Por outro lado “Falta encontrar emprego. No jornal, há vários anúncios. "Precisa-se cozinheiro. Part-time. Salário acima da média". Outro, no mesmo número de telefone: "Precisa-se empregado de mesa. Part-time. Salário acima da média". Outro: "Imobiliária selecciona consultores. Oportunidade de desenvolvimento pessoal. Retribuições à comissão". Outro ainda: "Admite-se motorista. Carta de pesados, para distribuição". Mais nada. Talvez acumulando a cozinha e o serviço de mesas? Não. Motorista é mais seguro.” [Público]
Viseu ainda se encontra muito carenciada no que diz respeito a actividades para os jovens, sendo este um aspecto que considero poder ser melhorado. A autarquia de Viseu deveria apostar mais na rede de transportes, para que, a população dos arredores da cidade não se encontrasse tão isolada como actualmente está. Penso ainda que a Câmara Municipal de Viseu poderia reflectir um pouco sobre a questão das artes e entretenimento. É um aspecto ligeiramente esquecido em Viseu. Podia dinamizar-se um pouco mais os museus e teatros da cidade.
Apesar de tudo o que aqui disse “Não falta quase nada, nas ruas de Viseu. A cidade é fechada sobre si própria, como é normal numa cidade do interior. Não há um mar, nem um grande rio, as praças têm quatro lados. É confortável e protector. Parece que tudo faz sentido.” [Público]" (Ana Filipa)
- CONTINUEM A ENVIAR AS VOSSAS IDEIAS ( jsdviseu@gmail.com ).PORQUE VISEU SOMOS TODOS NÓS! -
Página actualizada a cada ideia recebida. Última actualização: 05/Ago/09