quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mais Ideias... =)

"Acho que viseu tem crescido muito, e é neste momento uma cidade que se compara por exemplo a coimbra e não a outras pequenas cidades. Trabalho em coimbra e em Lisboa (embora viva muito tempo em Viseu, cidade que adoro e preferia não ter de trocar por nenhuma outra. Temos crescido em infraestruturas e no perímetro, mas não temos crescido em coisas essenciais, assim, as minhas ideias fundamentam-se num crescimento que vai além das infraestruturas:

Transportes públicos: A rede de transportes públicos de viseu é extremamente pobre. Como é que uma cidade que se pretende verde, continua a não oferecer um serviço de transportes adequado às necessidades das pessoas. Os autocarros deveriam aumentar em n+umero e frequência. Poderia apostar-se num sistema de zonas, sendo que dentro de uma determinada zona (por exemplo a area rodeada pela circunvalação) um bilhete de autocarro apenas daria para viajar para qualquer parte dentro dessa zona.Poderia criar-se um cartão que fosse recarregavel e que, através de uma banda magnética e de um aparelho colocado nos autocarros, validasse as viagens. Em várias paragens poderiam colocar-se maquinas para recarregar o cartão "VIseu Movel", por exemplo.Assim não seria necessário gastar tanto dinheiro em papel e seria muito mais ecológico e tornava escusado o pagamento ao condutor do autocarro (algo que considero perfeitamente obsoleto). Claro que o cartão poderia ser comprado também ao condutor, porque não haverá possibilidade de fazer comq ue todas as paragens tenham uma maquina de carregamento e venda desses cartões, mas gastar-se-ia muito menos papel, logo muito menos dinheiro. Com um sistema de transportes mais adequado, seria mais facil afastar o transito do centro da cidade e permitir que as pessoas usassem mais os transportes públicos. Assim, para entrar na zona que é circundada pela estrada da circunvalação, haveria portagens para quem quisesse trazer o carro (excepção para quem tivesse um cartão que indicasse que necessitava de levar o carro - vendedores, etc.) Podem dizer-me que as pessoas não procuram os autocarros, mas quanto a isso posso sempre utilizar uma citação do Dr. Fernando Ruas, quando foi dito que em viseu não haveria assim tanta procura do TGV, segundo ele " quando há oferta, a procura aumenta" (não foram exactamente estas as palavras, mas ele saberá bem melhor do que eu o que disse.

Estacionamento: Viseu é uma cidade com uma escelente cobertura de estacionamentos, contudo, faz-me alguma confusão que os moradores do centro da cidade e da zona histórica, não pssuam um cartão que lhes permita estacionar livremente nos lugares com parquimetro. Não tem lógica que uma pessoa que não tem garagem e que viva numa zona onde só há parquimetros, vá deixar o carro longe de casa, ou tenha de se levantar às 8 da manhã para ir pagar um lugar de estacionamento. Assim como acontece em muitas outras cidades do país, em Viseu este sistema não existe. Não sei se por alguma especie de loby ou se por falta de conhecimento. De qualquer das formas é ridiculo, que as pessoas de viseu não tenham o mesmo direito que pessoas em outras cidades.

Artes e entretenimento: Viseu é uma cidade de pessoas que vão ver teatro, que vão ver cinema e que vão a concertos. Deveria aumentar-se oferta a este nivel. No que toca ao cinema, acho que se deveria aumentar a oferta do cinema alternativo. Porque não fazer um protocolo com uma instituição de ensino superior e criar cursos na area do cinema, do documentário, etc., as pessoas de viseu também são criativas, mas precisam de sair da sua cidade para produzir. O publico de viseu merece mais, o país merece mais descentralização. Vamos produzir mais e mostrar que não é só nos grandes centros que se faz cultura de qualidade, apoiar e incentivar mais o teatro, o cinema, os escritores, os fotografos, os cantores, os bailarinos, etc, etc., aumentando os subsidios para os grupos que os requeiram, levar Viseu ao país e ao mundo.Viseu é uma optima cidade para se morar, mas pode tornar-se uma cidade excelete. Está perto do mar, perto dos grandes centros (Porto e Lisboa) e tem tido um crescimento digno de louvores, contudo continua a ser uma cidade vista coo uma pequena cidade de interior que só interessa para turismo rural. Digo isto porque é esta a opinião que as pessoas têm nos meios onde me movo e, nomeadamente nos meios de comunicação social e entristece-me saber que as pessoas não sabem verdadeiramente a potencialidade desta cidade. Culpa da ignorância deles que mutias vezes são demasiadamente elitistas e acham que tudo o que vai além da ponte 25 de abril e da portagem de Aveiras é provincia e fica muito longe, mas também é culpa nossa que não fazemos por mostrar a nossa verdadeira essencia e não fazemos crescer a oferta cultural na cidade.

A feira de S. Mateus:Mais do meso, mais do mesmo e mais do mesmo todos os anos. Sim, ha que promover os produtos regionais, nomeadamente o folclore, o artesanato e vender os produtos da nossa região, se bem que indivíduos africanos ou indianos ou de várias outras nacionalidades a venderem oculos de sol e cintos contrafeitos não são propriamente a promoção dos produtos regionais... Adiante, Existe uma feira mais pequena do que a Feira de S. Mateus que é a EXPOFACIC, que tem uma duração muito mais curta, mas que comporta lucros enormes e que, estranhamente tem um cartaz bem mais apelativo do que o tradicional cartaz da feira de S. Mateus. Em anexo podem ver o cartaz. Fico perplexo como uma feira de um concelho tão pequeno como o de cantanhede pode ser muito mais inovador e apelativo do que uma feira tão grande com tanta fama como a nossa feira. Haja paciencia para os cartazes da Feira de S. Mateus (eu confesso que ja não tenho e não sou frequentador ha algum tempo, este ano irei a Cantanhede.Inovar, apostar, arriscar e evoluir são as palavras que faltam no cartaz da nossa feira (mérito à Expovis)

O Funicular Excelente ideia, não sei muito bem porque mas fica alí muito bem e é giro. mas há outras prioridades na cidade não é?

O site da câmara municipal: De que serve ter um mail no site da câmara se ninguém o lê? Escrevi um mail para a camara e nunca obtive resposta, já la vai um ano (era uma queixa). Se querem aproximar-se do cidadão, então leiam os mails que eles enviam, ou respondam, nem que seja "lemos o seu mail com toda a atenção, ele será encaminhado para a entidade competente" certo?Falta muita informação no site da câmara e mais interactividade. Penso que para já é tudo, se surgirem mais ideias envio. Parabéns pela iniciativa." (Nuno Ferreira)

"Gostaríamos que o presidente da câmara colocasse de parte a politica dos jardins e das rotundas e dinamizasse a criação de empregos no concelho de Viseu." (Anónimo)

"Porventura já não será no mandato do Dr. Fernando Ruas, mas pelo menos que deixe o projecto e pronto a ser feita, uma linha ferroviária para Viseu. Viseu Merece!" (Luis Pinto)

"Gostaríamos que fossem concedidos benefícios fiscais e que fossem reduzidos os preços dos terrenos industriais, por forma a que as empresas se pudessem instalar no concelho evitando a migração dos jovens viseenses para o litoral ou para o estrangeiro." (Anónimo)

"Gostaríamos que a câmara se preocupasse mais com as questões importantes da vida (emprego, salário, etc) e menos com as coisas folclóricas da vida (ser cidade-museu, ser a cidade nº1 em termos de bem estar, etc). Cumprimentos. Boa Ideia a vossa" (Anónimo)

"Alargamento dos espaços internet a todas as freguesias do Concelho de Viseu" (Tiago)

"Criação de uma zona de internet sem fios (wireless) em todo o Centro Histórico da Cidade" (Tiago)

"Aposta na criação de um Festival de Verão em parceria com várias empresas ou instituições, de forma a colocar Viseu na rota de Verão de um grande número de jovens portugueses e premiar ao mesmo tempo os jovens do Concelho de Viseu" (João Costa)


- CONTINUEM A ENVIAR AS VOSSAS IDEIAS ( jsdviseu@gmail.com ). PORQUE VISEU SOMOS TODOS NÓS! -

Sem comentários:

Enviar um comentário